terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Criticas a teoria atômica de Dalton



Na aula passada vimos que a teoria atômica de Dalton explicava de maneira satisfatória as relações ponderais nas transformações químicas, porém o mesmo não se podia dizer em relação à Lei Volumétrica de Gay-Lussac.


Além das leis ponderais também existem as chamadas leis volumétricas das combinações químicas que você entenderá melhor nesta aula. Veja:
A lei de Gay-Lussac sobre as combinações químicas em volume pode ser assim enunciada:

“Em uma transformação química em fase gasosa, os volumes dos gases medidos nas mesmas condições de temperatura e pressão, combinam-se formando produtos gasosos cujos volumes guardam entre si uma proporção de números inteiros pequenos."

Esta lei contraria a teoria atômica de Dalton, principalmente seu postulado fundamental a respeito da indivisibilidade do átomo. Para explicar a contração de volume na reação entre os gases hidrogênio e oxigênio na formação de vapor d’água, o próprio Dalton concluiu que volumes iguais de gases diferentes deveriam conter o mesmo número de partículas, então, cada átomo de oxigênio combinava-se com o dobro de átomos de hidrogênio.
Assim, ele pensava que o átomo de oxigênio deveria ser dividido ao meio para formar átomos compostos de vapor d’água. Consequentemente, a fórmula da água não poderia ser HO, mas sim H2O. Dalton considerava esta suposição insustentável!
Evidentemente era necessário haver uma nova proposição, que foi a Hipótese de Avogadro.

Estudos posteriores realizados em sistemas mais precisos, utilizando gases mais puros e correções nos efeitos da variação de temperatura e pressão atmosférica, mostraram que a Lei de Gay-Lussac não era exata.

A discrepância entre os valores obtidos e os números inteiros propostos por Gay-Lussac, à pressão atmosférica, devem-se ao fato de os gases terem seu comportamento influenciado pelas forças intermoleculares. Contudo, a generalização de Gay-Lussac é quase exata, sendo melhor considerada em baixas pressões.

Na tabela abaixo você encontrará um pequeno resumo destas leis volumétricas das combinações químicas.

Reação
Ano - Pesquisador
Proporção em Volume
Hidrogênio + Oxigênio = Água
1805, Gay-Lussac
2 Hidrogênio :1 Oxigênio
1893, A. Scott
2,00285 Hidrogênio :1 Oxigênio
1915, Burt e Edgard
2,00288 Hidrogênio : 1 Oxigênio
Hidrogênio + Cloro = Cloreto de Hidrogênio
1808, Gay-Lussac
1 Hidrogênio :2 Cloreto de Hidrogênio
1909, Gray e Burt
1,0079 Hidrogênio : 2 Cloreto de Hidrogênio
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário