terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Introdução histórica da Evolução da Quimica: Uma breve história da Química






Embora os estudos metódicos dos fenômenos químicos tenham começado no século XVIII, com Lavoisier, a história da Química é muito mais antiga. As origens da Química datam da pré-história provavelmente o homem pré-histórico tenha maravilhando-se quando, pela primeira vez, conseguiu produzir o fogo. Aprendeu a cozer alimentos, usar argila para produzir vasos e potes, e talvez tenha descoberto acidentalmente que algumas pedras azuis (minério de cobre), quando aquecidas ao fogo, produziam cobre metálico, e que este, quando aquecido junto com estanho, produzia o bronze.

Muitos dos processos químicos usados atualmente têm suas origens nas civilizações primitivas. Desde a Antiguidade já se praticava alguma espécie de química, por exemplo, na extração de metais e de minérios e na formulação de remédios a partir de extratos de plantas.

Portanto, o homem passou pelas “idades” da pedra, do bronze e do ferro, sempre aprendendo a produzir novos materiais.
 
Por volta do ano 400 a.C., surgem os primeiros conceitos teóricos da Química, isto é, surgem os primeiros conceitos teóricos da Química. Um pouco mais tarde, os filósofos gregos tentaram entender a natureza da matéria a partir de especulações, ou seja, observações realizadas sem muita análise ou cuidado, que devem ter gerado muita contradição entre a teoria e a prática. Demócrito e Leucipo, filósofos gregos, afirmavam que toda matéria era constituída por minúsculas partículas, às quais deram o nome de átomos. Essa idéia foi rejeitada por Platão e Aristóteles, que tinham muito maior influência na época.

  • Leucipo: A matéria pode ser dividida em partículas cada vez menores: 
  • Demócrito: Denominação átomo para a menor partícula da matéria. Considerado o pai do atomismo grego
Apenas em 1650 d.C. (entre os séculos XVI e XVII) o conceito de átomo foi novamente proposto pelo filósofo francês Pierre Cassendi. Surgiu uma nova maneira de se fazer ciência, pela qual se buscava a verdade e a compreensão dos fenômenos da natureza.
 
Em 1808, John Dalton, baseando-se em várias observações experimentais sobre gases e reações químicas, forneceu a primeira idéia científica do átomo, chamada de “Teoria Atômica”.

 Atualmente, a Química, como ciência, não se baseia apenas em observações ao acaso e em interpretações sem critérios. Ela segue o método científico, que se baseia em quatro princípios:
  • Observação e experimentação para descobrir fatos e/ou fenômenos;
  • Classificação e comparação desses fatos e/ou fenômenos;
  • Formulação de hipóteses que expliquem os fatos;
  • Comprovação e verificação das hipóteses, que conduzem, por último, a formulação de leis e teorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário